Descrição
O curso propõe uma imersão em técnicas narrativas comerciais e experimentais, explorando o pensar em quadrinhos da perspectiva de quem escreve. As aulas visam o aprofundamento das teorias, com embasamento bibliográfico, e a extrapolação das possibilidades que a prática oferece.
O curso será dividido em três etapas. Nos primeiros 6 encontros, serão destrinchadas as estruturas narrativas mais praticadas no mercado editorial e audiovisual, e serão propostos exercícios de experimentação. Nos 12 encontros seguintes, serão produzidos roteiros de quadrinhos em diversos gêneros, para que os alunos possam fixar e experimentar na prática os conceitos apresentados. Nos 2 últimos encontros, os alunos terão oficinas de capacitação para formação de parcerias e prospecção.
Ao final do curto, todos terão um portfólio de roteiros em diversos gêneros e em diversos números de páginas para formarem parcerias com pessoas ilustradoras e se inscreverem em concursos. Além de estarem aptos tecnicamente a trabalhar em empreitadas editoriais de quadrinhos enquanto roteiristas.
Os alunos não seguem um mesmo tema em seus quadrinhos, mas devem trabalhar de maneira colaborativa como em uma “sala de roteiro”, pensando editorialmente. Os roteiros produzidos poderão ser cedidos para serem trabalhados pelos alunos dos Cursos de Quadrinhos da Inko.
PÚBLICO ALVO
Pessoas interessadas em escrever roteiros para quadrinhos e que já tenham experiência ou publicações independentes. Recomenda-se fortemente o Módulo I de Fundamentos antes de fazer esse curso. Não é necessário saber desenhar, mas ter alguma noção de desenho ajuda. Indicado para maiores de 18 anos.
MATERIAL UTILIZADO
Os alunos vão precisar de um software de edição de texto.
PROFESSOR – Pacha Urbano
Pacha Urbano é ilustrador, quadrinista, escritor e roteirista. É autor das tirinhas de humor e Psicanálise, Filho do Freud, traduzidas para o espanhol, francês e inglês.
Mantém desde 2013 a oficina Histórias em Quadrinhos para quem não sabe desenhar, oferecidas para as escolas da rede pública de ensino. Além de palestras sobre humor e Psicanálise para universidades de Psicologia e instituições psicanalíticas.
BIBLIOGRAFIA DO CURSO
CAGNIN, A. L. Os Quadrinhos Linguagem e Semiótica. 1a Edição ed. [s.l.] Criativo, 2015.
COMPARATO, D. Da criação ao roteiro: Teoria e prática. Edição revista, atualizada e ampliada ed. [s.l.] Summus Editorial, 2018.
EISNER, W.; BOIDE, A.; BORGES, L. C. Quadrinhos e arte sequencial: Princípios e práticas do lendário cartunista. 4a edição ed. [s.l.] WMF Martins Fontes, 2010.
FIELD, S. Quatro Roteiros. Rio de Janeiro (RJ): Objetiva, 1997.
FIELD, S.; RAMOS, A. Manual do roteiro. 1a edição ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
HUGO, M. Como Formatar o seu Roteiro – Um Pequeno Guia de Master Scenes. Rio de Janeiro: AEROPLANO, 2019.
KOHAN, S. A.; PERISSÉ, G. Como escrever diálogos: A arte de desenvolver o diálogo no romance e no conto. 1a edição ed. [s.l.] Gutenberg, 2011.
MCCLOUD, S. Desvendando os Quadrinhos. 1a Edição ed. São Paulo (SP): M.Books, 2004.
MCKEE, R.; MARÉS, C. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. 1a Edição ed. [s.l.] Arte & Letra, 2017.
PAIM, A. Pequeno manual da reportagem em quadrinhos. 1a edição ed. Porto Alegre, RS: Arquipélago Editorial, 2023.
POSTEMA, B.; ROSA, G. Estrutura narrativa nos quadrinhos: construindo sentido a partir de fragmentos. 1a Edição ed. [s.l.] Editora Peirópolis, 2018.
Pratica Do Roteiro Cinematografico. [s.l.] JSN, 2009.
RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. 2a edição ed. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
SNYDER, B. Save the Cat!: The Last Book on Screenwriting You’ll Ever Need. Illustrated Edição ed. Studio City, CA: Michael Wiese Productions, 2005.
TEIXEIRA, M.; KING, S. Sobre a escrita: A arte em memórias. 1a edição ed. [s.l.] Suma, 2015.
VOGLER, C.; RISSATTI, P. A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores. 1a edição ed. [s.l.] Editora Aleph, 2015.
WOOD, J. Como funciona a ficção. 1a edição ed. São Paulo – SP: Editora SESI-SP, 2017.
SEMESTRE DE 2024.2
O segundo semestre letivo acontece do final de julho até o início de dezembro. Para mais informações, acesse a agenda do site.
Todos os cursos possuem um total de 22 encontros ao vivo. Os alunos têm acesso às aulas gravadas e aos slides durante toda a duração do semestre, caso queiram revisar o conteúdo.