Edição e Diagramação 2024.2

Segundas das 18h até 19:30 – R$215,00/mês

Fora de estoque

Descrição

Neste curso estudaremos as etapas necessárias para a diagramação e publicação de livros e quadrinhos, seja de forma digital ou física.

Começaremos com a fase de pré-produção, em que o aluno irá aprender como planejar e editar. Falaremos de cronogramas, planilhas de orçamento, controle de produção, como dar feedback e fazer críticas construtivas. A seguir, entraremos em uma fase mais prática do curso, o projeto gráfico e a diagramação. Veremos quais as partes que compõem um livro, como utilizar os softwares de diagramação e como elaborar um projeto gráfico que funcione. Para finalizar, estudaremos formas de publicação digital e impressa. Vamos falar sobre como entrar em contato com gráficas e definir materiais, como funciona a distribuição de livros no mercado e quais são as plataformas de livros e quadrinhos digitais.

Tudo isso será posto em prática com exercícios ao longo do curso. Além disso, haverá o desenvolvimento de um trabalho final de diagramação de um livro/quadrinho real.

 

PÚBLICO ALVO

Pessoas interessadas em publicar, diagramar e coordenar a produção de livros e quadrinhos. Não é necessário nenhum conhecimento de design, escrita ou desenho. Indicado para maiores de 16 anos.

 

MATERIAL UTILIZADO

Será necessário o uso de diferentes softwares para a realização dos exercícios. Por isso, o aluno precisará de acesso a um computador que possa rodas programas como InDesign, Photoshop, Sigil e Word. Alternativas gratuitas para os softwares serão discutidas durante as aulas.


PROFESSORA – Ananda Valle

Ananda Valle é formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, com pós-graduação em Produção Editorial pela LabPub. Hoje trabalha como editora, diagramadora e designer, gestora de projetos editoriais e balonista de quadrinhos.

Trabalhou como editora na Universo Guará, onde contribuiu na produção e publicação de mais de 20 histórias em apenas 2 anos. Participou da equipe de desenvolvimento e lançamento da plataforma de quadrinhos digitais FunkToon. Atua como balonista freelancer, tendo trabalhado para editoras, quadrinistas independentes e até mesmo para o Tapas Media, uma das maiores plataformas de webcomic no mundo. Como diagramadora começou na Universo Guará e hoje faz projetos de forma freelancer, produzindo desde quadrinhos até romances e livros de RPG.


BIBLIOGRAFIA DO CURSO

ARAÚJO, E. A Construção do Livro. 2a edição ed. Rio de Janiero: Lexikon, 2008.

CASTRO, L. P. S. DE. Estruturação de projetos gráficos: a tipografia como base do planejamento. 1a edição ed. [s.l.] Appris Editora, 2018.

GENETTE, G.; FALEIROS, Á. Paratextos Editoriais: 7. Publição no âmbito do Ano da França no Brasil edição ed. [s.l.] Ateliê Editorial, 2009.

HALUCH, A. Guia prático de design editorial: Criando livros completos. 2a edição ed. [s.l.] Editora Senac Rio, 2018.

LUPTON, E. Pensar com tipos, 3a edição revista e ampliada: Guia para designers, escritores, editores e estudantes. 3a edição ed. São Paulo, SP: Olhares, 2024.

WHITE, J. Edição e Design. 3a edição ed. [s.l.] JSN, 2006.


SEMESTRE DE 2024.2

O segundo semestre letivo acontece do final de julho até o início de dezembro. Para mais informações, acesse a agenda do site.

Todos os cursos possuem um total de 22 encontros ao vivo. Os alunos têm acesso às aulas gravadas e aos slides durante toda a duração do semestre, caso queiram revisar o conteúdo.