BRASILIDADE NUM PLANETA ALIENÍGENA: PORQUE LER SPACESHIT

Como uma história que aparentemente não tem nada haver com o Brasil tem tanto de brasilidade? Spaceshit de Fred Hildebrand é um ótimo exemplo de como isso é possível e de como brasilidade está muito mais além de uma estética que remete o nosso país.

As maiores inspirações dos cenários que se passa a história de Luiza, do Tio Bigode e do Kabu-chan são inspirados em Star Wars, Cowboy Beebot e Dragon Ball. Você verá belíssimas paisagens com encostas, morros e rochas; interiores de naves e o dia a dia em um planeta que não é a Terra. Você vai ver todos aqueles elementos estéticos muito comuns em mangás, e por mais que ele possa parece um quadrinho produzido no Japão, ele tem muita mais brasilidade do que muitos quadrinhos nacionais.

Daí você pode se perguntar: mas então aonde está o Brasil nisso tudo? Ele está na construção dos personagens, nas situações que eles passam, na história de fundo e em todo o drama que tudo isso acarreta. Os personagens precisam pagar boletos, trabalham em autopeças, tem uma jovem que não tem pai nem mãe e é cuidado por um parente, ou seja, uma família desestruturada. O pixo, a culinária e o cuidado familiar como forma de expressar seus sentimentos e amor é uma realidade brasileira. A persistência, quase inocente da protagonista, em perseguir independência e seus sonhos, seja eles quais sejam, de seguir os passos da sua mãe, num universo difícil e perigoso… É a realidade de jovens brasileiros. Baita trocar o “universo” pelo Brasil. Cursar faculdades, cursos técnicos, se matar de trabalhar para pagá-los. Não vou nem dizer o quanto de Brasil tem nisso, né?

Agora você pode me dizer: mas tudo isso também acontece em outros países. E você também está certo. O ponto central aqui é que o Brasil tem muito o que dizer sobre o resto do mundo também. Por isso que Spaceshit consegue pisar no Brasil e se universalizar enquanto história, pois soube elaborar numa trama divertida e de aventura espacial todo um quadro de elementos muito comuns em boa parte da periferia do mundo, mas que juntas se tornam a particularidade da brasilidade que tanto representa nossa existência neste país.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *